Fiat Chrysler não esquece os monovolumes
O futuro do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) passa por propostas originais ao nível da forma e do conteúdo tecnológico. O "Portal Concept" é o melhor exemplo desta opção.
As portas de correr facilitam a acessibilidade ao interior onde o tradicional volante foi substituído por um comando que pode ser utilizado (ou não) pelo condutor, porque o concept aposta na condução autónoma. O design interior é minimalista e pensado para garantir no automóvel um estilo semelhante ao que podemos encontrar numa habitação.
Os designers apelidaram o habitáculo como "third Space" (terceiro espaço) porque foi pensado para trabalhar ou relaxar, graças à condução autónoma do nível 3, que nos Estados Unidos permite a utilização do "piloto automático" em quase todas as situações do quotidiano (o nível 5 torna o condutor num mero passageiro).
A alimentação do motor eléctrico é garantida por uma bateria de 100 kW (como o Tesla S mais potente) e a FCA reivindica uma autonomia de 400 km e 20 minutos para a carga, desde que seja ligado a uma coluna com 350 kW (as primeiras vão começar a ser instaladas nos EUA).